terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

[Polêmica] Sobre livros, filhos e tabus.

"When 
When will the icicle melt, 
And when 
When will the picture show end 
I should not have read the paper today 
Cause a child, child he was taken away"

Saudades de ouvir Cranberries, vou arrumar minhas playlists e colocar pra tocar de novo. Como eu disse, estou lendo (bem lentamente) Admirável Mundo Novo e tem várias coisas sobre a sociedade distópica do livro que me fazem pensar que o natural e o não natural para o ser humano na verdade nem existem. É como uma série de sugestões e tradições que carregamos por toda história que nos fazem agir de determinadas formas. 

Acho que todos os preconceitos vêm dessa carga histórica e que hoje temos muita gente disposta a quebrar com essas tradições prejudiciais que tanto fazem sofrer. Os humanos, uma vez dessa espécie, são todos iguais, com sentimentos iguais, com capacidades iguais, mas eles mesmos se classificam, se segregam, e julgam quem é e quem não é digno de ser feliz (assim é no livro, assim é na vida). 

O que me motivou a fazer essa postagem foi uma conversa entre amigos no twitter que dizia que algumas pessoas não nasceram para ter filhos, e mesmo assim tiveram. Isso realmente é um tabu hoje em dia, algumas pessoas têm filhos porque parece obrigatório como etapa de vida. Bom, e se eu disser que não é? Eu, por exemplo, não estou pronta para dizer se quero ou não ter filhos. Na verdade, estou muito inclinada a não ter. Sou muito negligente, já tranquei meu gato no guarda-roupas e do lado de fora da janela sem ver, já saí e deixei eles sem comida por horas (eles viveram), já esqueci de alimentar peixinho beta. Imagina ter uma criança totalmente dependente de mim o tempo inteiro. É demais para minha mente egoísta. Mas as pessoas não pensam nisso, elas não entendem que um filho é outro ser humano, pra eles é apenas uma etapa... É isso que transforma o mundo num lugar terrível, pessoas despreparadas criando outras pessoas despreparadas.

Isso de tabus da sociedade é uma coisa engraçada. Eu frequentemente me pego no canal NatGeo vendo programas sobre o assunto, tem de tudo. Apesar de serem assuntos polêmicos, eu gosto de ver e tento entrar na vibe de 'tudo é natural, o humano que não acha'. Se a pessoa quer se tatuar inteiro, pode ir. Se alguém quer se vestir de bebê numa fantasia sexual fora da realidade, eu não tenho nada a ver com isso. Se o casal tem relacionamento aberto, se o cara prefere amantes de borracha, se a pessoa é prostituta pra ganhar a vida, qual o meu envolvimento nisso para criticar? Qual minha qualificação para julgar? Nenhuma! Nem eu, nem nenhum ser humano deveria julgar alguém que está apenas vivendo a sua vida sem prejudicar ninguém. E o que todos fazem? Julgam, porque são humanos e é isso que fazemos.

Só por hoje não vou julgar ninguém. Vamos lá. Deixo a lineart de um desenho velho, porém recém passado para o aplicativo, que quero pintar (desenterrei os desenhos velhos e vou pintar todos!), ideias de cores e texturas?



10 comentários:

  1. NOSSA, VEY, amei seu post do início ao fim! Eu concordo 100%! Em relação aos filhos, eu realmente tenho vontade, mas não agora porque não quero passar minhas inseguranças e paranoias pros bichin 8D Não queria ser uma mãe superprotetora...então acho q tenho que trabalhar isso primeiro. Mas eu acho um absurdo a imposição, sabe? "Mulher não é mulher completa se não tiver filho", ah, vá à merda 8D Odeio essas regras, elas são mt idiotas. Quer ter filhos, tenha, mas tenha pq UWER, não pq é "regra" da sociedade. Se tiver dúvidas, melhor não ter, pq como vc disse, é um outro ser humano. Ele vai crescer sendo afetado pelas suas dúvidas, e não tem coisa PIOR pra sociedade do que uma pessoa que não se sentiu amada 8D

    A FALTA DE ABRAÇOS QUENTINHOS GERA PESSOAS TOSCAS NO FUTURO 8D

    Vou até dar share no seu post, ficou mt bom =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter filhos sem realmente pensar nisso como formar outro ser humano, é besteira. Não é só alimentar e mandar para a escola, é gente que você estará criando. E já tem tanta gente nesse mundo, acho injusto encher mais sem nem saber como vai criar.

      Enfim, até mais então! =D

      Excluir
  2. Eu penso constantemente sobre isso. Inclusive por que como ser humano eu muitas vezes já achei que podia julgar, aí eu parei pra pensar "o que tenho eu com isso? cuidar da vida alheia me traz alguma coisa?". E também pq muitas vezes muita gente quer se meter na minha vida, no meu cabelo, nas minhas escolhas e dizer que "é pro meu bem" (preciso nem falar, você sabe como é).
    Termine logo admirável mundo novo pq eu fico morrendo pra conversar com você sobre ele e dar spoiler xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente sempre julga, incrível, mas aí o importante é saber o que faz com esse julgamento, eu enfio no ku mesmo que não tem nada a ver eu julgar os outros. XD

      Tenho que terminar, mas em casa tô no vício de desenhar e aqui acabo tendo sono se começo a ler (por isso a demora). Mas tá 70%.

      Excluir
  3. Apenas sensacional o seu post. Me identifico com o que vc disse sobre a mente egoísta e tal... É complicado ser olhada com aquelas caras julgadoras quando se diz que não quer ter filhos, mas o problema é que ninguém para pra pensar em como isso muda vidas e talvez nem todo mundo queira essa mudança.
    E faça bom proveito do Admirável Mundo Novo!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, vejo as pessoas tendo filhos e eu penso: isso não é pra mim! Aí vem a sociedade e quer obrigar, paia.

      Sim, farei!

      Excluir
  4. Eu sou mãe, mas sempre que penso na possibilidade de trazer mais alguém para eu mundo eu penso 10 mil vezes antes, então hoje eu me cuido (na adolescência nem sabia o que estava fazendo) porque é sim muito trabalhoso é muita responsabilidade, eu digo para minha filha que se tivesse com 14 anos a mente que tenho hoje não sei dizer se ela existiria Y___Y.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, pelo menos você pode brigar e dizer: 'eu já tenho uma filha!' se vierem cobrar algum de você na vida adulta.

      Excluir

Comente!!